Entrada Marktest.com Marktest.pt Markdata Marktest Audimetria MediaMonitor
Metodologia do NetPanel
Metodologia
Fluxograma
Informação
O NETPANEL é um estudo regular, do tipo painel, que pretende ser a referência do mercado, no que diz respeito ao objectivo de conhecer o comportamento da navegação na Internet dos portugueses.

Baseia-se num Painel de Lares e utiliza uma tecnologia que permite acompanhar e registar toda a utilização da Internet em cada um dos computadores utilizados para esse efeito, por qualquer um dos membros do Painel. Deste modo é possível conhecer o comportamento dos internautas na Web, nos portais, nos sites ou banners acedidos.

Os resultados que estão a ser disponibilizados referem-se à navegação da Internet no lar.

Universo de Estudo

O NetPanel representa os indivíduos com mais de 4 anos, residentes em Lares do Continente, nos quais pelo menos um indivíduo tenha utilizado a Internet nos últimos dois meses no lar.

Por se tratar de um universo em rápida mudança, o seu tamanho e composição são actualizados uma vez por ano, com base nos dados do Bareme Internet, o estudo de base para o NetPanel. Uma vez que essa actualização é feita de acordo com o número de utilizadores de Internet em Portugal Continental, caso se justifique, a actualização do Universo do NetPanel, poderá ser feita duas vezes por ano.

Amostra

A amostra é composta por 1000 Lares, a que correspondem cerca de 3000 Indivíduos. A amostra é desenhada a partir de uma estratificação dos lares por Regiões Marktest e Classes Sociais. A imputação de Lares aos estratos ou células amostrais é feita de forma proporcional.

Recrutamento e Manutenção do Painel

Os Lares são recrutados de forma aleatória, através de entrevista telefónica, com base num conjunto de procedimentos padronizados. Os Lares recrutados são integrados na amostra após possuírem todos os requisitos pré-definidos.

A manutenção do painel é feita através de um sistema de gestão diária que faz o acompanhamento permanente dos Lares via telefone. Este sistema de gestão é responsável pela rotatividade, incentivo e controlo de qualidade do painel (ex. aquisição de novos computadores com acesso à Internet; formatação do(s) computador(es); etc.).

Recolha de Informação

A actividade na Internet de todos os indivíduos do painel é acompanhada por um programa especialmente desenvolvido pela Marktest – NetPanel Online, previamente instalado em todos os computadores dos painelistas, com acesso à Internet. A informação é registada de uma forma automática, e enviada em tempo real para a Marktest, onde é depois validada e processada.

O Netpanel Online (NOL)

É a aplicação que envia, em tempo real, a informação da navegação de cada membro do painel para a Marktest, nomeadamente: Páginas, Frames, Imagens, Banners e respectivos Links, Objectos - Applets, Flash e outros similares.

Distribuição da Informação

A distribuição da informação é feita online no endereço www.e-netpanel.com.

Cada utilizador tem uma password de acesso ao site. A distribuição da informação é realizada semanalmente, cabendo ao utilizador seleccionar os períodos em análise, que podem ser com base semanal ou mensal.

As análises e a criação e utilização de alvos, são limitadas por critérios predefinidos de um mínimo de 30 casos para análise, os quais serão indexados ao período de análise.

 
 
 
Glossário de conceitos