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A amostra deste estudo é proporcional quanto às variáveis Sexo, Idade e Dia da
Semana, para cada um dos concelhos do continente, mas não proporcional quanto à
variável Região.
As razões que nos levaram a optar por uma amostra não proporcional por região,
prendem-se com o facto de, nos meios urbanos e nomeadamente nas regiões da
Grande Lisboa e do Grande Porto, existir maior heterogeneidade de
comportamento. Assim, nos concelhos pertencentes às duas regiões mencionadas
(Grande Lisboa e Grande Porto), é aplicada uma sobre-amostragem. Dado que a
amostra é ponderada (ver Documentação Técnica sobre Amostragem estratificada
desproporcional), ela é adequada ao presente estudo.
Para a amostra teórica considera-se um total de
10 000 entrevistas distribuidas proporcionalmente, sendo a sobre-amostragem de
2 000 entrevistas. Assim, os resultados apresentados neste relatório têm por
base uma amostra teórica de 12 000 entrevistas e uma amostra real de 12 060
entrevistas.
Distribuição da Amostra
A tabela seguinte quantifica o número teórico de entrevistas
distribuídas, para as principais variáveis sócio-demográficas do estudo:
Distribuição amostral por variáveis sócio-demográficas
Variáveis
|
Amostra
Teórica
|
%
|
Regiões
MARKTEST
|
|
|
Grande
Lisboa
|
3380
|
28.2
|
Grande
Porto
|
1760
|
14.7
|
Litoral
Norte
|
1840
|
15.3
|
Litoral
Centro
|
1560
|
13
|
Interior
Norte
|
2310
|
19.2
|
Sul
|
1150
|
9.6
|
Sexo
|
|
|
Masculino
|
5690
|
47.4
|
Feminino
|
6310
|
52.6
|
Idade
|
|
|
15
a 17 anos
|
760
|
6.3
|
18
a 24 anos
|
1660
|
13.8
|
25
a 34 anos
|
2150
|
17.9
|
35
a 44 anos
|
2000
|
16.7
|
45
a 54 anos
|
1750
|
14.6
|
55
a 64 anos
|
1670
|
13.9
|
65
e + anos
|
2010
|
16.8
|
Total
|
12
000
|
100
|
Método de Selecção A amostra foi seleccionada em duas fases,
seguidamente descritas, e controlada pelas variáveis Sexo, Idade, Dia da
semana, Concelho, Distrito e Regiões MARKTEST.
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Selecção da Unidade Amostral
Em função da distribuição geográfica da amostra, em cada concelho, os lares
foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma base de dados de números de
telefone.
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Selecção do Elemento Amostral
No lar, o entrevistado foi seleccionado por cotas predefinidas de Sexo e
Idade e proporcionais à população de cada concelho.
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