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A amostra deste estudo é proporcional quanto às variáveis Sexo, Idade e Dia da Semana, para cada um dos concelhos do continente, mas não proporcional quanto à variável Região.

As razões que nos levaram a optar por uma amostra não proporcional por região, prendem-se com o facto de, nos meios urbanos e nomeadamente nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, existir maior heterogeneidade de comportamento. Assim, nos concelhos pertencentes às duas regiões mencionadas (Grande Lisboa e Grande Porto), é aplicada uma sobre-amostragem. Dado que a amostra é ponderada (ver Documentação Técnica sobre Amostragem estratificada desproporcional), ela é adequada ao presente estudo.

Para a amostra teórica considera-se um total de
10 000 entrevistas distribuidas proporcionalmente, sendo a sobre-amostragem de 2 000 entrevistas. Assim, os resultados apresentados neste relatório têm por base uma amostra teórica de 12 000 entrevistas e uma amostra real de 12 060 entrevistas.

Distribuição da Amostra

A tabela seguinte quantifica o número teórico de entrevistas distribuídas, para as principais variáveis sócio-demográficas do estudo:


Distribuição amostral por variáveis sócio-demográficas

Variáveis

Amostra Teórica

%

Regiões MARKTEST

 

 

Grande Lisboa

3380

28.2

Grande Porto

1760

14.7

Litoral Norte

1840

15.3

Litoral Centro

1560

13

Interior Norte

2310

19.2

Sul

1150

9.6

Sexo

 

 

Masculino

5690

47.4

Feminino

6310

52.6

Idade

 

 

15 a 17 anos

760

6.3

18 a 24 anos

1660

13.8

25 a 34 anos

2150

17.9

35 a 44 anos

2000

16.7

45 a 54 anos

1750

14.6

55 a 64 anos

1670

13.9

65 e + anos

2010

16.8

Total

12 000

100

 

Método de Selecção

A amostra foi seleccionada em duas fases, seguidamente descritas, e controlada pelas variáveis Sexo, Idade, Dia da semana, Concelho, Distrito e Regiões MARKTEST.
  • Selecção da Unidade Amostral
    Em função da distribuição geográfica da amostra, em cada concelho, os lares foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma base de dados de números de telefone.

  • Selecção do Elemento Amostral
    No lar, o entrevistado foi seleccionado por cotas predefinidas de Sexo e Idade e proporcionais à população de cada concelho.
 
 
 
Glossário de conceitos