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Recolha de Informação
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Períodos de recolha

A recolha da informação apresentada neste relatório decorreu de forma contínua ao longo do ano de 2002 exceptuando os seguintes períodos:
  • Período de Verão – Mês de Agosto
  • Natal/Fim-de-ano – Mês de Dezembro
Esta pausa deve-se à atipicidade dos períodos em causa.

Procedimentos

Na recolha da informação, apenas alguns lares contactados resultaram em entrevistas efectivas.

Relativamente às várias situações que ocorrem na execução da entrevista, estão estabelecidas regras de procedimento para reduzir o número de substituições:

Nos contactos em que há uma situação de Recusa, que pode assumir a forma de recusa explícita, desligar o telefone sem nenhuma explicação ou desistir da entrevista, estes números de telefone ficam disponíveis para mais duas tentativas. Isto significa que os números de telefone nestas situações ficam disponíveis para serem seleccionados até à terceira tentativa.

Após a terceira tentativa o número de telefone fica bloqueado. Tudo isto acontece até ao final da recolha.

Para as situações de Fora de Cotas, o procedimento é o mesmo do descrito para as de Recusa.

Na situação de Ausente Temporariamente, há novo contacto na hora e dia que for indicado pela pessoa que atendeu o telefone.

Quando assinalada uma Ausência Definitiva, haverá mais uma tentativa com um intervalo de tempo de, no mínimo, quinze dias.

Não há limite para o número de tentativas nas categorias de Não Atendido ou Ocupado. Estes números voltarão a ser ligados durante todo o período em que decorre o estudo.

Na categoria de Ocupado haverá um intervalo de 10 minutos entre cada tentativa.

Na categoria de Não Atendido, a temporização destas tentativas está programada automaticamente do seguinte modo:

De Segunda a Sexta feira:
  • 17:00 às 19:00
    intervalo de uma hora até à próxima tentativa
  • 19:00 às 20:00
    intervalo de trinta minutos até à próxima tentativa
  • 20:00 às 21:00
    intervalo de quinze minutos até à próxima tentativa
  • 21:00 às 22:00
    intervalo de dez minutos até à próxima tentativa
Aos Sábados e Domingos:
  • Intervalo de trinta minutos até à próxima tentativa

Tipo de Questionário

A recolha da informação foi realizada através de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Posteriormente estas últimas são categorizadas e codificadas.

O questionário deste estudo tem vindo a ser aperfeiçoado de vaga para vaga, pelo que frequentemente são produzidas alterações nos relatórios.

Tipo de Entrevista

A recolha de informação é efectuada diariamente, entre as 17h e as 22h, através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados. O Departamento de Recolha Telefónica da MARKTEST é constituído por seis centros: quatro em Lisboa e dois no Porto (Gaia). Na coordenação trabalham catorze pessoas, sendo duas na área administrativa, horários, pagamentos etc., uma chefe de sector e as restantes na coordenação directa dos entrevistadores e verificação do respectivo desempenho.

Entrevistadores

Todos os entrevistadores são recrutados e formados pela MARKTEST. A formação tem duas fases: genérica de recolha de informação e específica para este estudo. A formação específica é composta por explicações e treino na execução do questionário em causa.

A primeira fase decorre, no mínimo, durante um dia e inclui já o manuseamento do programa.

A segunda fase tem normalmente uma semana de duração, e consiste no treino do questionário e acompanhamento directo e constante dos entrevistadores, pelos coordenadores.

A maioria dos entrevistadores trabalha uma média de quatro horas por dia num total de cinco horas de trabalho (17-22 horas).

Os nossos entrevistadores têm uma remuneração base e outra por entrevista válida. É considerada entrevista válida, quando foi feita correctamente, isto é, segundo as instruções dos coordenadores e técnicos responsáveis dos estudos.

Controle de Qualidade

O controle de qualidade é efectuado em 2 fases distintas: supervisão em tempo real e por segundo contacto e validação de consistência.

1. Supervisão em tempo real e por segundo contacto

Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos entrevistadores é realizada supervisão no próprio momento da entrevista (cerca de 10%)

É também realizada supervisão por novo contacto com o entrevistado. A percentagem deste tipo de supervisão é, em média, de 25%.

2. Validação de consistência

O software para CATI-Network da MARKTEST (o MARKTAB) permite a validação lógica no próprio momento da aplicação de um questionário, ou seja: é vedada a hipótese de aplicação de uma pergunta, caso a resposta a uma pergunta anterior a torne desnecessária e ou inconveniente.

Sendo a validação lógica aplicada automaticamente e em tempo real, posteriormente apenas se torna necessário proceder à validação de consistência. Esta detecta incongruências pela análise conjunta de várias respostas. Exemplo: se um entrevistado afirmar ser director geral de uma empresa, ter um curso superior e um rendimento mensal líquido muito baixo, o software de validação acusará a possível incongruência e o entrevistado será contactado novamente, de forma a confirmar os dados.

Nos casos em que se verifique que o entrevistado não respondeu de forma séria e com verdade, e quando determinada informação indispensável para a utilidade da entrevista não se consegue obter em novos contactos, essa entrevista é anulada.

Também nas situações em que se detectam desvios/incorrecções, provocados pelos entrevistadores, sempre que possível, é tentado um novo contacto com o entrevistado. Se esse contacto não for possível ou não tiver um resultado positivo, a entrevista é anulada.
 
 
 
Glossário de conceitos