Entrada Marktest.com Marktest.pt Markdata Marktest Audimetria MediaMonitor
Tratamento de Informação
Introdução
Universos
Amostra
Recolha de
   Informação
Tratamento de
   Informação
Apresentação de
   Resultados
A informação disponibilizada nos relatórios, nos ficheiros com formato Excel e na base de dados, é ponderada e extrapolada para a população com 15 e mais anos residente em Portugal continental. Para o relatório e ficheiros com formato Excel, a informação é também ponderada e extrapolada para o universo de lares do continente. Assim, os resultados referem-se a milhares e a percentagens de indivíduos ou lares, consoante o universo que está a ser analisado.

Ponderação e extrapolação

A ponderação e extrapolação são feitas através de um programa da Marktest, cujo algoritmo utiliza um sistema vulgarmente designado por Rimweighting.

As variáveis utilizadas para a ponderação e extrapolação dos lares, são as seguintes: classe social, região e número de pessoas no lar.

As variáveis região e número de pessoas no lar, são cruzadas. A variável classe social é ponderada e extrapolada individualmente.

Na ponderação e extrapolação para o universo de indivíduos, são utilizadas as seguintes variáveis: regiões Marktest, distrito, sexo, idade, gruo ocupacional, posição no lar, classe social e dia da semana.

São utilizados os seguintes cruzamentos: idade e região; sexo e região; idade e sexo.

As restantes variáveis não são cruzadas, sendo ponderadas individualmente.
 
 
 
Glossário de conceitos